Presidente: Profº Ralph Almeida

Diretor Executivo: Pablo Machado

Colunista: Carina Macedo - Web Design: Gerson Boy







terça-feira, 26 de outubro de 2010

FRIBURGUENSES ILUSTRES

REGINALDO FARIA
O ator e diretor Reginaldo Faria nasceu em Nova Friburgo, no dia 11 de junho de 1937.
Participou de vários filmes brasileiros, em especial nos dirigidos por seu irmão Roberto Farias, obtendo grande sucesso em Assalto ao trem pagador (1962) e Pra Frente Brasil (1982). Dirigiu o premiado filme Barra Pesada (1977), do gênero policial com Stepan Nercessian.
Começou a protagonizar telenovelas na Rede Globo depois do êxito obtido com a interpretação do bandido carioca Lúcio Flávio Vilar Lírio, no filme de Hector Babenco de 1977, Lúcio Flávio, o passageiro da agonia.
Criou polêmica ao protagonizar o filme A Menina do Lado onde é um escritor que tem um envolvimento com uma adolescente, interpretada por Flávia Monteiro.
Depois de mais de dez anos sem fazer cinema, voltou às telas em “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001) e em seguida fez “Cazuza - O Tempo Não Pára” (2004). Em seus projetos está a captação de recursos para dois longas que planeja dirigir: “Festa dos Libertos” e a comédia “Arraial, me Ajuda!”.
Tem dedicado a maior parte de sua carreira ao cinema, mas a televisão, mesmo tendo chegado mais tarde, trouxe-lhe também reconhecimento e sucessos. Consagrou-se como galã em 1980, na novela “Água Viva”. Com passagem pela Rede Manchete onde fez “Corpo Santo”, é na Globo que, nos últimos anos, tem atuado assiduamente em produções, como “Celebridade”, “Cabocla”, “América”, “Sinhá Moça” (2006) e “Paraíso Tropical” (2007). Em 2008, o ator está no elenco da novela "Beleza Pura".
Gramado - Reginaldo Faria foi a grande estrela do 37.º Festival de Cinema de Gramado em 2009. O ator, que recebeu Troféu Oscarito pelo conjunto da obra, falou sobre a vontade de voltar a dirigir filmes e das dificuldades para fazer cinema no Brasil. "Estamos fadados a fazer só filmes de sucesso, a rodar somente comédias e policiais."
Reginaldo é pai do também ator Marcelo Faria, do ator Carlos André Faria, e do diretor Régis Faria e irmão do também diretor Roberto Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário