Presidente: Profº Ralph Almeida

Diretor Executivo: Pablo Machado

Colunista: Carina Macedo - Web Design: Gerson Boy







domingo, 15 de agosto de 2010

LITERATURA COM CARINA MACEDO

Olá amigos leitores do BLOG DO JORNAL FRIBURGO ACONTECE, nesta 4ª edição, do mês de agosto, iremos falar sobre o Livro da autora Lauren Weisberger: O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada: Livro ou Filme?




Com preguiça ou sem tempo para ler? Uma boa opção pra quem não tem tempo, mas gosta de boas histórias são os filmes baseados em livros.

Muita gente sabe que quando uma trama é realmente empolgante os diretores de cinema não deixam passar despercebido. Ainda que não relate com fidelidade a história original, como é o caso do filme Stuart Little, os filmes baseados em tramas impressas levam a história àqueles que não tiveram a oportunidade de ler.

Alguns clássicos do cinema foram desenvolvidos a partir de livros como: “O Exorcista”, “O colecionador de Ossos”, “Forrest Gump O Contador de Histórias” e, no caso de filmes brasileiros, “Olga” e “Carandiru” que fizeram enorme sucesso.

Um exemplo um pouco mais recente de livro que foi parar nas telonas é o livro “O Diabo Veste Prada” de Lauren Weisberger que além de contar a experiência de Andréa Sachs como assistente de moda de Miranda Priestly, da revista Runway, coloca qualquer um a par do mundo sofisticado e, concomitantemente, fútil da moda.

O livro, além de ser uma leitura leve, surpreende por não falar apenas de grifes e da realidade das modelos, na verdade ele apresenta uma perspectiva completamente clítica a esse universo glamouroso e, ao mesmo tempo, supérfluo.

O longa-metragem de “O Diabo Veste Prada” contou com a participação da modelo brasileira Gisele Bündchen.

Apesar de algumas pessoas optarem por não assistir aos filmes baseados em livros, uma vez que eles não reproduzem as pessoas e cenas como imaginamos ao ler, esses filmes são ótimas opções para quem não leu o livro, mas quer conhecer a história.

Contudo é importante lembrar que cinema não é literatura, nada substitui as asas que damos à nossa imaginação quando lemos ou o mundo vasto das palavras que descobrimos quando devoramos um livro. O cinema é uma boa opção pra quem quer ficar a par de algumas histórias, mas é melhor sempre optar pelos livros.

Por Carina Macedo

2 comentários:

  1. Li o livro e assisti o filme, sem comparação o livro é bem melhor, ou meu imaginário rsrsrsrs

    ResponderExcluir